(16) 3357-2655 diretoria@sbob.org.br

Linha do Tempo

Confira nossa história

1943
12 / Janeiro

O Advento da Obreiros do Bem

Na imagem, os fundadores da Obreiros do Bem: Ada e Pedro Celli e Iracy Mosca. Corria o ano de 1943, quando um grupo de 14 pessoas, entre adultos e crianças, reunia-se à Avenida José Bonifácio, 171 residência de Pedro Jacob Celli, com a finalidade de estudar e conhecer a doutrina Espírita. As primeiras manifestações surgiram sobre a forma de uma luz amarelo-ouro inundando o ambiente, trazendo a todos muita emoção. Dois meses após, Deu se a incorporação pelo médium Pedro Jacob Celli do espírito de ASSAD KHAN que trouxe orientações sobre as reuniões visto o preparo do médium e do ambiente para manifestações de efeitos físicos.  

1944
01 / Janeiro

Primeira Reunião

No dia primeiro de janeiro de 1944 às 20 horas na residência de Pedro Jacob Celli, então primeira sede provisória, realizou-se a primeira reunião com vistas a organização e fundação de uma sociedade em prol dos desvalidos foi eleita a primeira diretoria provisória constituída pelo presidente Ângelo Passetto.

01 / Janeiro

Ata de Fundação

Ata da fundação da Sociedade Beneficente Obreiros do Bem  

1945
31 / Maio

Primeira Atividade Assistencial Campanha do Cobertor

Foi realizada 31/05/1945 a Primeira Atividade Assistencial promovida pela Sociedade Beneficente Obreiros do Bem, a Campanha do Cobertor, no Teatro Municipal.

1946
29 / Dezembro

Campanha do Natal

Entrega de cestas de natal com brinquedos realizada na segunda sede, Na Av. Duque de Caxias, 906, esquina com a Rua Itália.

1947
12 / Julho

Terreno da Rua Itália

Terreno da Rua Itália com os fundadores: Aracy Mosca, Dr. Viriato Carneiro Lopes, Pedro Jacob Celli e Ada Celli.

13 / Julho

Lançamento da Pedra Fundamental

Lançamento da pedra fundamental da sede.

14 / Julho

Lançamento da pedra fundamental

Lançamento da pedra fundamental vendo se alguns dos fundadores e autoridades: Dr.  Viriato Carneiro Lopes, Sra.Albertina Fernandes Lopes, Sr. Nenê Fonseca, Sra. Aracy Furlan Mosca, Sra. Ada Celli, Sr. Secundino Acetose, Sr. Antero Rodrigues da Silva Júnior,  Sr. Dorival Alves, Sr. Ângelo Pazzeto e, Sr. Dorial Alves e o Prefeito Municipal, o Sr. José dos Santos que foi muito influente no desenvolvimento da cultura de Araraquara.

13 / Agosto

Construção do Albergue Noturno

Visita da construção do Albergue Noturno, ao fundo.

29 / Setembro

Construção do Albergue Noturno

Fase de construção do albergue noturno

1948
10 / Abril

Albergue Noturno

Vista de outra fase da construção do Albergue Noturno ao fundo e a casa do zelador à direita, onde morariam a Dona Etelvina e o Sr. Eduardo que era policial.

31 / Outubro

Inauguração dos prédios

Inauguração dos prédios do Albergue Noturno e da Casa do zelador

31 / Outubro

Inauguração do Albergue Noturno

Fachada do primeiro albergue noturno. Na imagem vemos Dona Iracy Mosca, Dona Ada Celli, Pedro Jacob Celli, Etelvina e Eduardo. Estes últimos, o casal zelador.

31 / Outubro

Inauguração do Albergue Noturno

Na imagem vemos José Cambrais, Rafael de Medina, Secondino Acetose, Maria Acetose.

31 / Outubro

Inauguração do Albergue Noturno

Presentes na foto vemos a Dona Nenê Fonseca (Maria da Glória), a primeira mulher presidente da Obreiros, Silvia Rodela, Julinha Toledo, Ada Celli, Israel Celli, José Cardoso, Iracy Mosca, Silvia Barleta, Sr Azevedo, Oton Amaral,

1949
14 / Julho

Planta da Construção da Obreiros do Bem

Planta da Construção da Obreiros do Bem

19 / Agosto

Fundação da Mocidade Espírita de Araraquara

Na ata, vemos a caligrafia de Aroldo Rossoni, que era secretário.

22 / Dezembro

Construção da Sede da Sociedade

Construção da sede histórica na rua Itália. Na foto vemos, (1) Nelson Rossoni, (3) Wallace Valentin Leal Rodrigues, (7) Israel Dino Napoleão Celli.

1950
01 / Janeiro

Divaldo Franco e Carlota Steagall visitam à mocidade SBOB

Divaldo Franco e Carlota Steagall em Araraquara em 1950. Carlota era uma excelente oradora espírita de Santa Bárbara d’Oeste, fazia palestras em diversas cidades.

1951
01 / Janeiro

Visita da Mocidade à cidade de Matão 1951

Visita da Mocidade à cidade de Matão 1951. Na foto vemos João Evangelista Ferraz, Wallace Leal, Olésia, Yolanda, Rafael de Medina, Dr. Jonny Doin, Elcio Zaneta, Vera Matilde, Rosinha Toledo, Zoraide Barbosa, Ayrton Neiva.

01 / Junho

Inauguração do Mensário de Divulgação Espírita

Inauguração de “A Folha Juventina”, órgão da Mocidade Espírita de Araraquara. Mensário de divulgação espírita no seu Tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso. O diretor do jornal era Mario Tanaka, os redatores eram João Evangelista Ferraz e Aroldo Rossoni. Na foto, podemos observar que, na época, em 1935, a atual rua Itália se chamava rua Cruzeiro do Sul.

01 / Agosto

Grupo da Mocidade, 1951

Na fotos, vemos (1) Nelson Onofre, (2) Ayrton Neiva, (3) Yolanda Rodrigues, (4) Orlando Ayrton Toledo, (5) Rosinha Toledo, (6) Vera Matilde, (7) Ester de Mendonça, (8) Aroldo Rossoni e (9) Zilá

17 / Dezembro

Carta de Emmanuel

Pedro Jacob Celli esteve visitando Chico Xavier que psicografou uma carta de Emmanuel para a Obreiros  do Bem em dezembro de 1951.  Era comum as dirigentes de Centros Espíritas escrever cartas para Chico quando passavam por algum problema e recebiam uma carta em respota.

28 / Dezembro

Passeio com o grupo da mocidade

Passeio com o grupo da mocidade em 4 de maio de 1951. Na foto, vemos (1) Elena, (2) Yolanda Rodrigues, (3) Ayrton de Toledo, (4) Rosinha, (6) Aroldo Rossoni.

1953
26 / Julho

Jornal “O Imparcial”

Jornal cita Obreiros do bem com “Dão pouso a quem tem sono e para quem tem fome, alimento”, falando sobre o Albergue Noturno mantido pela instituição.

22 / Dezembro

Obreiro do Bem

Foto da sede histórica do prédio da Sociedade Beneficente Obreiros do Bem

1955
20 / Novembro

Estatuto

Estatuto de Novembro de 1955

1956
10 / Dezembro

Semana Espírita de Araraquara

Na foto, Depois do Arcordeon, vemos Rosinha Toledo, Neiva Mazotti e a Dona Arlett Celli de chapel. No alto, de óculos escuros vemos Aroldo Rossoni. Encostada na mureta, Ayoli.

1961
11 / Maio

Inauguração do Lar Espírita Meimei

Na ocasião da inauguração, o senhor Alexandre Barbosa Júnior, então Presidente, exaltou a importância do evento e esclareceu a razão do nome escolhido: Meimei.

1965
29 / Novembro

Citação no Jornal “O Imparcial”

Citação do Jornal “O Imparcial” Quem dá aos pobres empresta a Deus.  Pensando assim, a sociedade beneficente obreiros do bem, fundada em 1944, e reconhecida de utilidade pública em 1960, vem se destacando nos meios filantrópicos de Araraquara.

1966
06 / Maio

Convite para palestra

Convite para as reuniões em homenagem a Federação Espírita do Estado de São Paulo. Na ocasião foi realizada a aula inaugural da escola de Médiuns.

1968
11 / Abril

Apresentação do Coral

Nilza Melo, regendo o Coral da Sociedade Beneficente Obreiros do Bem na IV COMENESP – Confraternização das Mocidades Espíritas do Norte do Estado de São Paulo

1972
25 / novembro

Creche Meimei

Inauguração da Creche Meimei e o início das atividades

1973
01 / outubro

Inauguração do Clube do Livro

O Clube do Livro da Sociedade foi inaugurado em outubro de 1973. O primeiro livro foi “Sinfonia inacabada” de Rosemary Brown, O segundo livro, “Na era do Espírito” de Herculano Pires. O segundo foi “Remotos cânticos de Belém” de Wallace Leal Valentin Rodrigues. A fundação do Clube do Livro foi do Sr. João Mantoanelli

01 / novembro

Segundo livro do Clube do Livro

O segundo livro do Clube do Livro foi o livro “Na era do Espírito” de Herculano Pires, em novembro de 1973.

01 / dezembro

O terceiro livro do Clube do Livro

O terceiro livro do Clube do Livro foi  “Remotos cânticos de Belém” de Wallace Leal Valentin Rodrigues.

1975
16 / julho

Feira do Livro Espírita

Feira do Livro Espírita em 16/07/1975 em frete ao Clube Araraquarense. Na foto, vemos (1) Jackson, (2) Doroti Bortoleto, (5) João Montonelli, (13) Vera de Oliveira, de Rio Preto, (16) Miguel,

1990
06 / junho

Contrução do novo Albergue

Início da fundação do Albergue na Rua Castro Alves com a Av. Prudente de Moraes.

1992
09 / setembro

Construção do Albergue

Fase de construção do Albergue, em setembro de 1992

28 / outubro

Lançamento do jornal O Farol

Boletim informativo da sociedade beneficente obreiros do bem inaugurado em outubro de 1992

11 / novembro

Construção do Albergue

Fase de construção do Albergue, em novembro de 1992

19 / dezembro

Primeiro Feirão espírita

De 4 a 19 de dezembro, tivemos a realização do 1º feirão espírita com a participação de nossa casa. O acontecimento alcançou plenitude de seus objetivos, divulgação da doutrina e confraternização das casas espíritas que prestigiaram a livraria, por exemplo, vendeu 1700 livros que, no mínimo, x 2,4 gira mais de 3 mil pessoas que passaram a ter a feliz oportunidade de aumentar seus conhecimentos e conhecer a doutrina

1993
15 / janeiro

Albergue Noturno

Albergue Noturno Espírita ASSAD KHAN em funcionamento em 1993

15 / janeiro

Núcleo Assistencial André Luiz

Vista da fachada do Núcleo Assistencial André Luiz, mais um departamento da Obreiros do Bem

28 / janeiro

Evangelização infantil

Evangelização infantil é realizada na sociedade beneficente obreiros do bem em janeiro de 1993 com o tema: evangelize as crianças hoje e melhore o mundo de amanhã. Na foto vemos a professora Maria Helena Mariotine. No centro, vemos a Téia (Maria Estela Squaris Gonzalez).

14 / março

Manhã de autógrafos

A escritora Célia Xavier de Camargo nos presenteou com uma manhã de autógrafos na nossa casa com o lançamento do livro ave sem ninho psicografado pelo Espírito Jesus Gonçalves

19 / julho

Fase de acabamento do albergue

Fase de acabamento do albergue em 1993

30 / julho

Noite de Autógrafos

Em 30 de julho de 1993 Recebemos a visita do Dr Américo Domingos Nunes Filho, do Rio de Janeiro autor de vários livros e artigos no jornal O Clarim dentre os quais destacamos “O Consolador entre nós” ponto a palestra com a casa cheia foi um sucesso fazendo logo após noite de autógrafos para os interessados.

07 / agosto

Albergue Noturno – Fase Final

Iniciada a fase final de acabamento dos serviços Hidráulicos, elétricos, pisos e azulejos. O prédio fica na Avenida Prudente de Morais esquina com a Rua Castro Alves

1994
28 / abril

Albergue Noturno – Acabamento final

Fase final de acabamento do Albergue em abril de 1994

28 / maio

11ª mini Feira do Livro

Barraca da 11ª mini Feira do Livro instalada no estacionamento do hipermercado Santo Antônio

06 / junho

Creche Meimei

Alunos no pátio da Creche Meimei em junho de 1994

1999
29 / dezembro

Videoteca Wallace Leal

Composta por fitas de vídeos VHS e fitas de áudio K7.

2020
10 / dezembro

Inauguração do novo site

O novo site do SBOB foi ao ar. Junto com ele, o endereço do site deixou de ser www.obreirosdobemararaquara.org.br/ para passar a ser apenas sbob.org.br.